quinta-feira, 31 de março de 2011
RATINHO ACOMPANHA CHEGADA DO CORPO DE ALENCAR DO AEROPORTO AO PALÁCIO DO PLANALTO EM BRASÍLIA ONDE FOI VELADO POR LULA,PRESIDENTE DILMA,SARNEY,MICHEL TEMER,PELUSO AUTORIDADES ECLESIÁSTICAS E CENTENAS DE POPULARES DO BRASIL, EM SUA ÚLTIMA HOMENAGEM À SUA LUTA PELA VIDA.
Corpo de Alencar é recebido em Minas para último velório
Corpo do ex-vice foi é velado pela terceira vez em seu Estado Natal e é recebido novamente com honras presidenciais
O corpo do ex-vice-presidente José Alencar desembarcou à base aérea da Pampulha, em Minas Gerais, às 9h16, para o terceiro e último velório organizado em homenagem ao empresário. A família de Alencar já aguardava no local pouco antes das 9h.
A exemplo do que ocorreu ontem em Brasília, autoridades começaram a chegar logo cedo à base aérea para receber o corpo, que seguiu em direção ao Palácio da Liberdade no mesmo caminhão que transportou o corpo presidente eleito Tancredo Neves. O velório prosseguirá até as 13 horas, horário no qual o corpo deve seguir para a cerimônia de cremação.
Leia também:
• Em Minas, Alencar usa carro de bombeiros que levou Tancredo Neves
• Em Belo Horizonte, velório de Alencar é público
Além do governador de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSDB) e o prefeito Márcio Moraes (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Dinis Pinheiro (PSDB), o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa estão presentes para a recepção do corpo de Alencar na base aérea da Pampulha. Em entrevista, Anastasia destacou a fé do ex-vice-presidente. Anastasia decretou luto de 7 dias em Minas Gerais.
Os ex-presidentes da República Itamar Franco (PPS) e José Sarney (PMDB) e outros políticos chegam para o velório de Alencar em Minas aproximadamente 10 horas. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidenta Dilma Rousseff (PT) chegam por volta de 11 horas.
Corpo de Alencar chegou à base aérea da Pampulha na manhã desta quinta-feira
"José Alencar foi um companheiro leal, esteve em todas atividades políticas de Minas nos últimos 20 anos. Ele sempre esteve pronto para trabalhar pelos interesses de Minas. É uma grande figura, um ser extraordinário e tinha prazer em estar com amigos. Ele viveu intensamente de forma guerreira", destacou o ex-ministro Hélio Costa.
Para Marcio Lacerda, o trajetória de Alencar foi exemplar. "Ele (Alencar) teve uma lição de vida fundamental. Foi uma pessoa que apesar de não ter tido nenhum diploma de curso superior construiu sua trajetória", afirmou Lacerda.
Saiba mais
• Entenda as cirurgias pelas quais Alencar passou
• Análise: Luciano Suassuna
• Guilherme Barros: Já combinaram com Deus?
• 'Estou lutando para não morrer', diz Alencar
• Entrevista: 'O vice-cara'
• Dilma e Lula voltam para velório de Alencar
• Temer: Alencar foi exemplo de luta
• Políticos lamentam a morte de Alencar
• Veja fotos de José Alencar
• Veja as homenagens a Alencar na web
• Relembre algumas frases de Alencar
• Alencar passou mais de um ano no exercício da Presidência
Atraso
O corpo do ex-vice-presidente José Alencar tinha previsão inicial de chegar à base aérea da Pampulha, em Belo Horizonte, às 9h20. Houve atraso, pois a previsão inicial de chegada à capital mineira era 7h30. Os motivos do atraso não foram informados pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Dezenas de pessoas acompanharam a chegada do corpo na base aérea. O aposentado José Afonso de Araújo Cunha, 61 anos, fez questão de acompanhar a chegada do corpo em Belo Horizonte. Morador da Pampulha, ele disse que o político deixa como exemplo a honestidade. "No mundo corrupto de hoje, ele foi um sinal de esperança".
A fonaudióloga Michele Resende de Almeida, 35, foi à base aérea da Pampulha com a família, o marido, Wanderson Almeida, 35, e a filha, Ana Clara, de 5 anos. Admiradora do ex-vice-presidente, ela também destacou a honestidade como característica do político mineiro de Muriaé, cidade a 280 quilômetros de Belo Horizonte.
"Ele é um exemplo de humanidade, de respeito ao próximo, de amor à vida e a Deus. Ele é um exemplo de dignidade, coisa que está faltando no país", ressaltou a fonaudióloga.
terça-feira, 29 de março de 2011
O A DEUS À ALENCAR! RATINHO E O BLOG ESTÁ EM LUTO EM HOMENAGEM À FAMÍLIA ALENCAR DE BH: À LUTA CONTINUA ETERNO JOSÉ!!! EXEMPLO DE AMOR À VIDA...
Ex-vice-presidente José Alencar morre aos 79 anos
Nos últimos 13 anos, Alencar enfrentou batalha contra o câncer.
Ele passou por diversas cirurgias e buscou tratamento alternativo nos EUA.
Do G1
imprimir
O ex-vice José Alencar (Foto: Futura Press)
O ex-vice-presidente da República José Alencar, 79 anos, morreu às 14h41 desta terça (29), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o hospital.
Após conversar com Josué Alencar, filho do ex-vice, a presidente Dilma Rousseff afirmou em Portugal que o velório será no Palácio do Planalto, em Brasília, aberto à visitação pública e com previsão de início às 10h30.
"Foi uma grande honra ter convivido com ele. Vai deixar uma marca. Estamos muito emocionados", afirmou Dilma.
Na quinta (31), o corpo também será velado em Belo Horizonte, no Palácio da Liberdade.
Em Portugal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou ao falar sobre a morte do ex-vice. "Conheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele”, disse.
Primeiro ministro a se manifestar sobre o assunto nesta terça, Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, também se emocionou ao receber a notícia durante uma entrevista (saiba o que disseram outros políticos e personalidades).
A morte de Alencar também repercutiu no exterior. O presidente da República em exercício, Michel Temer, decretou luto oficial de sete dias.
Na UTI
Na última das várias internações, Alencar estava desde segunda (28) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com quadro de suboclusão intestinal.
O ex-vice-presidente lutava contra o câncer havia 13 anos, mas nos últimos meses, a situação se complicou.
Após passar 33 dias internado – inclusive no Natal e no Ano Novo –, o ex-vice-presidente havia deixado o hospital no último dia 25 de janeiro para ser um dos homenageados no aniversário de São Paulo.
saiba mais
Conheça a trajetória de Alencar
Saiba como foi a repercussão da morte
Reveja vídeos sobre ex-vice
Veja histórico dos problemas de saúde
Relembre frases do ex-vice-presidente
A internação tinha sido motivada pelas sucessivas hemorragias e pela necessidade de tratamento do câncer no abdômen. No dia 26 de janeiro, recebeu autorização da equipe médica do hospital para permanecer em casa. No entanto, acabou voltando ao hospital dias depois.
Durante o período de internação, Alencar manifestou desejo de ir a Brasília para a posse da presidente Dilma Rousseff. Momentos antes da cerimônia, cogitou deixar o hospital para ir até a capital federal a fim de descer a rampa do Palácio do Planalto com Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele desistiu após insistência da mulher, Mariza. Decidiu ficar, vestiu um terno e chamou os jornalistas para uma entrevista coletiva, na qual explicou por que não iria à posse e disse que sua missão estava “cumprida”.
Na conversa com os jornalistas, voltou a dizer que não tinha medo da morte. “Se Deus quiser que eu morra, ele não precisa de câncer para isso. Se ele não quiser que eu vá agora, não há câncer que me leve”, disse.
No mesmo dia, ele recebeu a vista de Lula, que deixou Brasília logo após a posse de Dilma.
Internações
Os últimos meses de Alencar foram de internações sucessivas. Em 9 de fevereiro, ele foi hospitalizado devido a uma perfuração no intestino.
O ex-vice-presidente já havia permanecido internado de 23 de novembro a 17 de dezembro para tratar uma obstrução intestinal decorrente dos tumores no abdômen. No dia 27 de novembro, foi submetido a uma cirurgia para retirada de parte do tumor e de parte do intestino delgado.
Alencar passou alguns dias na UTI Cardiológica e começou a fazer sessões de hemodiálise depois que os médicos detectaram piora da função renal. Em setembro de 2010, foi internado em razão de um edema agudo de pulmão.
No dia 25 de outubro, voltou ao Sírio-Libanês ao apresentar um quadro de suboclusão intestinal. Dias após a internação, ainda no hospital, sofreu um infarto no fim da tarde do dia 11 de novembro. Foi submetido a cateterismo, “que não mostrou obstruções arteriais importantes”.
Batalha contra o câncer
O ex-vice-presidente travou uma longa batalha contra a doença. Nos últimos 13 anos, enfrentou uma série de operações e tratamentos médicos. Foram mais de 15 cirurgias. Em abril de 2010, desistiu da candidatura ao Senado para se dedicar ao tratamento do câncer.
Desde 1997, foram mais de dez cirurgias para retirada de tumores no rim, estômago e região do abdômen, próstata, além de uma cirurgia no coração, em 2005.
A maior delas, realizada em janeiro de 2009, durou quase 18 horas. Nove tumores foram retirados. Exames realizados alguns meses depois, no entanto, mostraram a recorrência da doença.
Também em 2009, iniciou em Houston, nos Estados Unidos, um tratamento experimental contra o câncer. Alencar obteve autorização para participar, como voluntário, dos testes com um novo medicamento no hospital MD Anderson, referência no tratamento contra a doença. O tratamento não surtiu o efeito esperado e o então vice-presidente voltou a fazer quimioterapia em São Paulo.
José Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.
Tratamento no exterior
O tratamento experimental nos EUA em 2009 não foi a primeira tentativa de Alencar de obter a cura fora do país. Ele já havia viajado para os Estados Unidos em 2006 para se tratar com especialistas. No ano seguinte, no entanto, os exames mostraram que o câncer havia se espalhado para o peritônio, uma membrana que reveste as paredes do abdômen.
Iniciava-se, então, a série de cirurgias na região. Em 2008, foram três internações. Em janeiro e em julho, exames mostraram uma reincidência de tumores abdominais. Em agosto, Alencar começou tratamento com um novo medicamento, a Trabectedina.
Com a saúde fragilizada, o ex-vice-presidente também foi internado por outros problemas. Em novembro de 2008, durante uma visita a Resende (RJ), teve fortes dores abdominais. O diagnóstico foi enterite (inflamação intestinal). Segundo os médicos, não havia relação com o câncer. Vinte dias depois, ele foi internado novamente, com quadro de insuficiência renal. Recebeu alta dois dias depois.
Sempre bem-humorado nas sucessivas vezes em que deixou o hospital Sírio-Libanês, chegava a brincar com seu próprio quadro clínico. "Estou melhor do que das outras vezes", repetia.
Após a maior das cirurgias, em 2009, Alencar saiu do hospital dizendo que não temia a morte. “Não tenho medo da morte, porque não sei o que é a morte. A gente não sabe se a morte é melhor ou pior. Eu não quero viver nenhum dia que não possa ser objeto de orgulho", afirmou. “Peço a Deus que não me dê nenhum tempo de vida a mais, a não ser que eu possa me orgulhar dele.”
Problemas de saúde ‘paralelos’
O ano de 2010 começaria com uma boa notícia para o então vice-presidente. O tumor que tratava vinha apresentando redução, segundo o hospital.
Alguns meses mais tarde, no entanto, ele começou a ter problemas de saúde “paralelos” ao câncer.
No início de maio, numa das idas ao hospital para a quimioterapia, apresentou pressão alta. Exames apontaram isquemia cardíaca e uma “obstrução grave” numa das artérias.
Alencar então passou por um cateterismo e uma angioplastia e recebeu um “stent”, um mecanismo que “alarga” a artéria. No total, ficou nove dias internado.
No final do mesmo mês, queixando-se de fadiga, foi internado novamente. Após exames, o hospital constatou que ele estava anêmico e tinha um “quadro congestivo pulmonar”, consequência da quimioterapia.
O tratamento, no entanto, continuava a dar resultados positivos, com a redução dos tumores.
No final de agosto, contraiu uma infecção, que foi tratada com antibióticos. Ele seria internado novamente poucos dias depois, no início de setembro, com o diagnóstico de edema agudo de pulmão. Foram mais seis dias no hospital.
segunda-feira, 28 de março de 2011
DENTRO DE INSTANTES: À HORA DA VERDADE DIRETO DE BRASÍLIA!!!
DENTRO DE ALGUNS INSTANTES, O PARÁ VAI PARAR...
TUDO SOBRE O PREFEITO BERTOLDO COUTO QUE À IMPRENSA NÃO TEVE ACESSO:NÃO SAIA DAI...
TUDO SOBRE O PREFEITO BERTOLDO COUTO QUE À IMPRENSA NÃO TEVE ACESSO:NÃO SAIA DAI...
domingo, 27 de março de 2011
NÃO SOU ADVOGADO MAIS ESTUADO LEIS EM BRASÍLIA.
Ainda esta semana, darei entrada com pedido de investigação nas contas públicas da Prefeitura Municipal de Marituba, no Pará; palco da vergonha na politica nacional do fisiologismo irracional e nepotismo público, sem respeito ao herário em total desrespeito ao POVO local, generalizando uma revolta popular no décimo maior Município do Estado, adminstrado por um Prefeito corrupto, sem compromisso com à população local, ferindo leis e dignidade dos respeitados trabalhadores do Município com sus mãos sujas do dinheiro público; insita violência em Marituba, ameaçando contrários lideres politicos locais, jornalistas que denunciam seu Governo que, como eu; venho aqui de Basilia, tornar público e alertar ao Brasil e à imprensa nacional para que seja feita uma varredura completa nas contas públicas do Município, levando ao conhecimento público de imediato, toda sujeira do baú dos que ainda lhe seguem como os falsos esquerdistas que, são manobrado pela extrêrma direita do PSDB tudo, em nome do pessoal e financiro. Essses "petistas" que preferem manchar à imagem do partido no Estado,(à deixar o "osso" podre do poder); devem, em nome da moralidade e respeito ao POVO DE MARITUBA, renunciar seus cargos agora, do contrário; só estarão confirmando aqui, sua ambição pelo poder provando que são também, inimigos do POVO. Estarei postando aqui, já já; quem faz parte desse "balancê junino"...Não saia dai, isso é só o começo!!! Comentário completo do caso Poeta, vice Prefeito da cidade que é do PT,(Legítimo); contrário ao Prefeito inimigo do POVO, como os "tais companheiros": Vocês vão se espantar de tantas das denúncias.Fiquem ligados e prestem muita atenção nisso ai...
sábado, 26 de março de 2011
A NOVA ONDA DO JORNALISMO VERDADE E REAL INVADE BRASÍLIA DIRETO DO PARÁ.
sexta-feira, 25 de março de 2011
PROFESSOR POETA PERSSEGUIDO HUMILHADO E TRAÍDO PELO PT-MARITUBA.
Um de nossos símbolos vivos de LUTA por Marituba,(também) como todos sabemos em Brasília por sua postura proba, é o Vice-Prfeito da cidade <(oposto do Prefeito)> carinhosamente conhecido como
Preofessor poeta; quase que "ex PT" por força de imposição em ser contrário à "corrupção" em "Marituba" no Pará, vem sendo persseguido pelo grupo do Prefeito, dos tais "companheiros" tudo por um só motivo: Poeta não nasceu para ser ladrão e sim, para defender à Educação! Hoje 25\03\11, às 22:00hs farei um comentário completo do caso Poeta em sua entrevista ao Radialista Nonato Pereira dias à tráz e, ao -defensor dos sem voz-, Jefferson Lima na próxima Segunda 28. Os traidores do PT(legítimo) e, os inimigos do POVO aliados ao Prefeito também serão minhas pautas: Aguardem! Acorda Polícia de Marituba!!! Vem ai mais um thusunami : A onda do Ratinho, direto de Brasília...Salvesse quem puder!!!
Preofessor poeta; quase que "ex PT" por força de imposição em ser contrário à "corrupção" em "Marituba" no Pará, vem sendo persseguido pelo grupo do Prefeito, dos tais "companheiros" tudo por um só motivo: Poeta não nasceu para ser ladrão e sim, para defender à Educação! Hoje 25\03\11, às 22:00hs farei um comentário completo do caso Poeta em sua entrevista ao Radialista Nonato Pereira dias à tráz e, ao -defensor dos sem voz-, Jefferson Lima na próxima Segunda 28. Os traidores do PT(legítimo) e, os inimigos do POVO aliados ao Prefeito também serão minhas pautas: Aguardem! Acorda Polícia de Marituba!!! Vem ai mais um thusunami : A onda do Ratinho, direto de Brasília...Salvesse quem puder!!!
CUT PROMETE PARALIZAR O BRASIL EM JUNHO.
Um dos mais influentes Diretores da CUT, José Celestino Lourenço(Secretário Nacional de Formação), foi entrevistado agora à pouco pela manhã em um hotel em Brasília e disse ao Jornalista Ratinho deste Blog que, a CUT vai propor para Junho próximo, à maior paralizailzação nacional da história. A CNTE( Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação) tem total apoio da CUT, segundo TINO, Secretário de Formação e influente lederança Sindical da Entidade que foi recebido por Ministro e autoridades de Brasília dia 24\25, que reuniu na Capital Federa lederança de todo país em busca, proposta coletiva na de defesa dos Trabalhadores Brasileiros, se o Governo Federal não atender às reinvindicações da categoria, o país vai parar em Junho, confirmou Tino para Ratinho.
RATINHO LAMENTA DESASTRE ECOLÓGICO COM MAIS DE 20 MIL AVES NA EUROPA.
Começa corrida para resgatar pinguins ameaçados por petróleo em ilha britânica
Foto: AP
Pinguins Rockhopper cobertos de óleo em ilha britânica: mais de 20 mil aves foram afetadas por encalhe de cargueiro
Uma corrida para resgatar mais de 20.000 pinguins ameaçados por um derramamento de petróleo na ilha britânica de Tristão da Cunha, isolada do Atlântico, teve início nesta quinta-feira depois que um cargueiro ficou encalhado.
Pinguins Rockhopper cobertos de óleo começaram a ser recolhidos e retirados, sendo colocados em um galpão para receberem tratamento, limpeza e posteriormente voltarem ao hábitat natutal.
"Quinhentos Rockhoppers foram levados à costa em Tristão nesta manhã", afirmou o administrador da ilha, Sean Burns, em um comunicado publicado na internet.
Mas o fluido especial para a limpeza dos animais está acabando, o que obrigará a um segundo navio sair da Cidade do Cabo para fazer uma viagem de diversos dias por 2.800 quilômetros até o local.
"Um próximo passo crucial confirmará um segundo navio que partirá da Cidade do Cabo nos próximos dias com todo o equipamento necessário para limpar as aves, mantê-las saudáveis e possivelmente devolvê-las ao oceano", disse Burns.
"Será uma corrida contra o tempo", acrescentou.
O MS Oliva ficou encalhado na ilha de Nightingale em 16 de março comandado por um capitão grego e com uma equipe de 21 filipinos a bordo, que foram resgatados com segurança. Desde então, a embarcação rompeu-se, dividindo-se em duas partes.
"Infelizmente, as aves não podem ser alimentadas até que o navio da África do Sul chegue com o abastecimento de peixe congelado, junto com uma equipe de limpeza especializada e outros suprimentos", afirmou John Cooper do conselho de conservação de aves da Austrália.
"As informações sobre esse segundo navio e a data de sua chegada ainda são aguardadas", disse em comunicado.
O arquipélago é hábitat da maior parte dos pinguins Rockhopper existentes no mundo.
Tristão e Cunha é uma ilha vulcânica com 263 residentes britânicos descritos como a comunidade mais isolada do mundo, mas conta com hotéis, aeroporto, clubes noturnos e restaurantes
quinta-feira, 24 de março de 2011
EX GOVERNDAOR DE BRASÍLIA ACUSA DEPUTADO E RATINHO DIVULGA METRALHADORA NO BLOG
'Deputado do PT me pediu dinheiro', diz Arruda à Justiça
Ex-governador diz em depoimento que Chico Leite pediu recursos para tentar concorrer ao Senado
O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (ex-DEM) afirmou à Justiça que o deputado distrital Chico Leite (PT) participou do esquema de corrupção revelado pela Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal. É o primeiro parlamentar petista citado no escândalo. O iG obteve acesso a trechos do depoimento do ex-governador, prestado depois da eleição de 2010.Leia também:
Deputado distrital em segundo mandato, Chico Leite é promotor de Justiça desde 1989 e colega de Bandarra no Ministério Público. Afastado do cargo, ele se elegeu pela primeira vez em 2003 pelo PC do B. Em 2006, migrou para o PT. Em 2010, tinha planos de se lançar candidato ao Senado.
“Eu tive vários encontros na casa dele (Bandarra), sempre chamado por ele. Eu diria que três ou quatro. Eu me recordo muito bem de dois. Um, onde estava o deputado Chico Leite pedindo dinheiro para campanha”, disse, de acordo com trechos do depoimento de Arruda à Justiça.
O iG entrou em contato com os escritórios de advocacia que defendem Arruda e Bandarra no processo, mas nenhum deles apresentou resposta até a publicação desta reportagem.
Leite queria concorrer ao Senado
Leite não concorreu ao Senado por falta de espaço no PT. O partido lançou uma chapa em parceria com o PDT e o PSB. Ex-colega de Leite no PC do B, Agnelo Queiroz (PT) disputou o cargo de governador. Os candidatos ao Senado do grupo foram Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg. Todos foram eleitos.
O ex-governador afirmou que o deputado reclamou do PT na conversa realizada casa de Bandarra: “Chico Leite fez uma série de críticas ao partido dele, as divisões internas, enfim, que gostaria de sair candidato ao Senado e para isso precisava de espaço na imprensa e dinheiro para campanha”.
Segundo Arruda, o encontro foi intermediado pelo então secretário da Casa Civil, José Geraldo Maciel. O ex-governador afirma que delegou a Maciel as negociações com Chico Leite. “(...) após esse encontro o meu chefe da Casa Civil e o deputado Chico Leite tiveram vários outros encontros, eu acho que não preciso entrar no detalhe (...)”, afirmou
O ex-governador deixou claro que Bandarra estava ajudando Chico Leite. “O encontro foi marcado para isso”, disse. “Inclusive vamos dizer, as ajudas que o deputado pediu, algumas delas foram dadas posteriormente. Não todas da maneira que ele queria”, ressaltou Arruda, de acordo com trecho obtido pelo iG.
Arruda quer delação premiada
Desde o fim do ano passado, especula-se em Brasília que Arruda busca um acordo de delação premiada para apontar políticos nacionais que receberam recursos do esquema revelado no fim de 2009. Até agora nunca havia sido aventada a participação de um integrante do PT.
Os advogados de Arruda ainda sustentam que ele é inocente. Os trechos do depoimento lidos por esta reportagem denotam que Arruda está disposto a ajudar. “Eu já perdi tudo que eu tinha que perder, eu agora vou me pautar absolutamente pela verdade (...)”, disse.
Na semana passada, as revistas "Veja" e "Época" publicaram entrevista de Arruda em que o ex-governador afirma ter ajudado financeiramente e politicamente os integrantes do DEM, seu ex-partido, como deputado ACM Neto (BA) e o senador José Agripino (RN). Todos negaram as acusações.
O que pensa o brasileiro? Artigo J. do Commércio 18/03/2011
Artigo do
Senador Cristovam Buarque
Qui, 24 de Março de 2011 16:13
Quem escreve fica muitas vezes pensando o que o leitor escreveria. Fica desejando saber qual a opinião do leitor. Pessoalmente, é este sentimento que tenho ao saber que o governo do Brasil vai consumir até R$ 142 bilhões para conseguir trazer para cá a Copa do Mundo de 2014. Com as Olimpíadas de 2016, o orçamento inicial prevê gastos de R$ 29,5 bilhões, em infraestrutura urbana, construção e reforma de instalações esportivas, além de custeio do comitê organizador, quase oito vezes o que foi investido para tirar o Pan 2007 do papel (R$ 3,8 bilhões). Apenas para a Copa são esperados 10.500 atletas de cerca de 190 nações. Antes, porém, o Brasil recebe, este ano, os Jogos Mundiais Militares, em 2012, o Rio + 20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), e, em 2013, a Copa das Confederações.
Os custos acima são os básicos para levar os torcedores do aeroporto até ao estádio e hotéis, além de outras obras que servirão especialmente e quase exclusivamente à Copa e às Olimpíadas. Além disso, temos os projetos de construção do trem-bala, entre Rio e São Paulo, a um custo estimado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – de R$ 34,6 bilhões, e da hidrelétrica de Belo Monte, a um custo inicial de R$ 19,6 bilhões.
Durante a Copa, a maior parte dos torcedores nos estádios será de turistas de fora do País, poucos brasileiros estarão entre os torcedores que terão acesso aos jogos nos estádios. Quase todos nós vamos assistir aos jogos pela televisão, como assistimos a Copa do Mundo da África do Sul. Isto vale também para as Olimpíadas.
Isto se não valer para a Copa do Mundo a regra que vale hoje no Campeonato Brasileiro: os jogos não são transmitidos para a cidade sede do jogo, a não ser que o estádio fique repleto de torcedores.
Com este montante de dinheiro, seria possível melhorar radicalmente a vida do povo brasileiro, por meio de uma espécie de PAC da Saúde, do Emprego, do Transporte Público, da Educação, da Cultura, da Creche, da Moradia e da Urbanização. Desta forma, todos os brasileiros poderiam ter escolas em horário integral ou, ainda, creches para todas as crianças, ao custo de R$ 1 milhão cada, e Vilas Olímpicas para todos os jovens, ao custo de R$ 8 milhões cada uma. Além disso, seria possível urbanizar e humanizar inteiramente as cidades do País.
À primeira vista é difícil imaginar que gastar tanto dinheiro apenas para trazer os jogos da Copa e das Olimpíadas sejam um bom investimento. Em Brasília existem hoje dois grandes estádios: o Estádio Bezerrão do Gama e o velho Mané Garrincha, espaços suficientes para o número de torcedores. Foram apenas 35 mil torcedores em todos os campeonatos juntos nos últimos dois anos no Distrito Federal. Só no Mané Garrincha, o governo do DF gastará cerca de R$ 1,2 bilhão com a reforma, a fim de aumentar sua capacidade para 70 mil torcedores. Depois da Copa, Brasília precisará de quatro anos de jogos na cidade para lotar o estádio por causa do pequeno número de torcedores que se interessam pelo futebol da capital do País.
Mas, ao mesmo tempo, todos nós sabemos do orgulho que teremos com o fato de o Brasil receber jogos da Copa e das Olimpíadas. Sabemos que os jogos colocarão o Brasil no noticiário internacional, fará este País ainda mais conhecido e reconhecido mundialmente. E nós sabemos como hoje o Brasil precisa melhorar cada vez mais sua imagem e atrair cada vez mais turistas.
Por tudo isto, hoje eu queria ser leitor, ver e ouvir a opinião de quem está lendo este artigo.
Os custos acima são os básicos para levar os torcedores do aeroporto até ao estádio e hotéis, além de outras obras que servirão especialmente e quase exclusivamente à Copa e às Olimpíadas. Além disso, temos os projetos de construção do trem-bala, entre Rio e São Paulo, a um custo estimado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – de R$ 34,6 bilhões, e da hidrelétrica de Belo Monte, a um custo inicial de R$ 19,6 bilhões.
Durante a Copa, a maior parte dos torcedores nos estádios será de turistas de fora do País, poucos brasileiros estarão entre os torcedores que terão acesso aos jogos nos estádios. Quase todos nós vamos assistir aos jogos pela televisão, como assistimos a Copa do Mundo da África do Sul. Isto vale também para as Olimpíadas.
Isto se não valer para a Copa do Mundo a regra que vale hoje no Campeonato Brasileiro: os jogos não são transmitidos para a cidade sede do jogo, a não ser que o estádio fique repleto de torcedores.
Com este montante de dinheiro, seria possível melhorar radicalmente a vida do povo brasileiro, por meio de uma espécie de PAC da Saúde, do Emprego, do Transporte Público, da Educação, da Cultura, da Creche, da Moradia e da Urbanização. Desta forma, todos os brasileiros poderiam ter escolas em horário integral ou, ainda, creches para todas as crianças, ao custo de R$ 1 milhão cada, e Vilas Olímpicas para todos os jovens, ao custo de R$ 8 milhões cada uma. Além disso, seria possível urbanizar e humanizar inteiramente as cidades do País.
À primeira vista é difícil imaginar que gastar tanto dinheiro apenas para trazer os jogos da Copa e das Olimpíadas sejam um bom investimento. Em Brasília existem hoje dois grandes estádios: o Estádio Bezerrão do Gama e o velho Mané Garrincha, espaços suficientes para o número de torcedores. Foram apenas 35 mil torcedores em todos os campeonatos juntos nos últimos dois anos no Distrito Federal. Só no Mané Garrincha, o governo do DF gastará cerca de R$ 1,2 bilhão com a reforma, a fim de aumentar sua capacidade para 70 mil torcedores. Depois da Copa, Brasília precisará de quatro anos de jogos na cidade para lotar o estádio por causa do pequeno número de torcedores que se interessam pelo futebol da capital do País.
Mas, ao mesmo tempo, todos nós sabemos do orgulho que teremos com o fato de o Brasil receber jogos da Copa e das Olimpíadas. Sabemos que os jogos colocarão o Brasil no noticiário internacional, fará este País ainda mais conhecido e reconhecido mundialmente. E nós sabemos como hoje o Brasil precisa melhorar cada vez mais sua imagem e atrair cada vez mais turistas.
Por tudo isto, hoje eu queria ser leitor, ver e ouvir a opinião de quem está lendo este artigo.
Cristovam Buarque é Professor da UnB e Senador pelo PDT-DF
Fonte: Raimundo França (Ratinho da Amazônia)
24/03/2011 14h18 - Atualizado em 24/03/2011 14h49
Confira reação de quem deve perder vaga com decisão sobre ficha limpa
Por 6 votos a 5, STF anulou validade da ficha limpa nas eleição 2010.
Com decisão, 4 senadores e 2 deputados devem perder mandato.
Do G1, em Brasília
Parte dos parlamentares que terão de devolver o mandato devido à decisão sobre a validade da Lei da Ficha Limpa reagiu com resignação ao resultado da votação desta quarta (23) do Supremo Tribunal Federal (STF).
Por seis votos a cinco, o Supremo anulou os efeitos da ficha limpa sobre a eleição do ano passado e decidiu que a lei só passa a ter vigência um ano após a publicação - a partir de junho deste ano, válida, portanto, na eleição municipal de 2012. A Lei da Ficha Limpa barra a candidatura de políticos condenados em decisões colegiadas da Justiça.
Com o julgamento desta quarta, os ministros estão agora autorizados a decidir de forma individual outros recursos semelhantes com base na posição fixada pelo plenário. Tramitam no STF 30 recursos que questionam a Lei da Ficha Limpa.
Confira abaixo o que disseram parlamentares que poderão perder o mandato.
O senador Gilvam Borges (Foto: Agência Senado)Gilvam Borges, senador (PMDB-AP)
O senador Gilvam Borges (PMDB-AP), um dos atingidos pela decisão do STF, afirmou na manhã desta quinta-feira (24) que já está "conformado" com a despedida do Senado.
“Essa é uma decisão judicial tomada pelo STF. Não tem o que questionar, se cumpre”, afirmou Borges.
Ele dará lugar ao candidato eleito pelo PSB, João Capiberibe, que obteve mais de 128 mil votos e entraria na segunda vaga do estado no Senado.
O candidato do PSB foi enquadrado pela Lei da Ficha Limpa por ter sido condenado em processo de compra de votos em 2002. Com 121 mil votos, Borges assumiu a vaga, por ter conseguido a terceira maior votação no estado.
Senadora Marinor Brito (PT-PA) (Foto: Ag.a Senado)Marinor Brito, senadora (PT-PA)
Marinor Brito (PT-PA) foi a quarta colocada na disputa eleitoral para o Senado pelo Pará. Jader Barbalho (PMDB-PA), o segundo mais votado, deve entrar em seu lugar.
No entanto, o recurso que Jader protocolou no Supremo para assumir a vaga já havia sido julgado contra ele no ano passado. Caso ele não entre com novo pedido pela vaga, quem assume é Paulo Rocha (PT-PA), o terceiro colocado na disputa eleitoral e cujo recurso ainda não foi julgado pelo STF
Para a senadora, a decisão do STF contrariou a vontade popular. “Essa lei é de iniciativa popular. Foi a primeira vez que o povo brasileiro teve uma iniciativa e o Congresso brasileiro consagrou essa iniciativa", afirmou.
Segundo ela, "o Supremo não pode virar as costas para o povo brasileiro, para a democracia brasileira. Essa é uma posição que eu não considero definida, concluída, porque o povo não vai deixar de lutar”.
O deputado Odacir Zonta (Foto: Agência Câmara)Odacir Zonta, deputado (PP-SC)
O deputado Odacir Zonta (PP-SC), que com a decisão do STF perde a vaga para João Pizzolatti, do mesmo estado e partido, também disse que a decisão do Supremo deve ser respeitada, mas ele afirmou que deve recorrer no próprio STF e no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.
"A decisão do STF tem que ser acatada. O TRE de Santa Catarina, na apuração, me considerou deputado eleito. Fui diplomado e empossado como eleito. Então, nós vamos entrar com uma representação no STF na questão do ato jurídico perfeito. Mas também no TRE de Santa Catarina, para contestar os cálculos de votos", disse.
O deputado disse que pedirá ao TRE-SC um novo cálculo de votos. Segundo ele, com a entrada de João Pizzolatti, o partido ganha a vaga e ele permanece no cargo.
"Vou pedir para validar os novos cálculos de votos matematicamente. Com a entrada do Pizzolatti, o PP ganha a vaga e eu garanto essa vaga com a soma dos votos. Também vou contestar a quem compete a desconstituição do mandado - se é a Câmara ou o Judiciário", afirmou.
Professora Marcivânia (Divulgação/Diniz Sena)Professora Marcivânia, deputada (PT-AP)
Emocionada com a despedida do parlamento, a deputada Professora Marcivânia (PT-AP), afirmou nesta quinta (24) que é amiga da candidata do PSB, Janete Capiberibe, que deverá assumir a sua vaga na Câmara, e diz apenas aguardar a notificação da Justiça para deixar Brasília.
Chorando, a deputada lembrou a campanha realizada no Amapá, os apoiadores, “o povo que acreditou” nas propostas dela, e disse que voltará a lecionar:
“Sou servidora pública, professora, milito na educação há 18 anos e vou voltar para a minha vida normal no estado. Não estou planejando nada para frente. Não estou pensando no meu futuro político. Estou pensando em dar uma descansada, uma avaliada.”
A petista avalia que aprendeu muito durante os dois meses de mandato. “É o meu primeiro mandato, acho que vim muito romântica para cá, e a gente acaba perdendo um pouco disso aqui. A gente vê que as coisas não são como a gente planejava. O PT, meu partido, dividido na questão da ficha limpa, o que me decepcionou, porque é um partido que sempre defendi por lutar pela moral e pela ética. Agora, quanto à decisão da Justiça, não tem o que discutir”, analisa a petista.
Wilson Santiago, senador (PMDB-PB)
Terceiro mais votado na eleição para senador na Paraíba, Wilson Santiago pode perder a vaga com o eventual retorno de Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato mais votado para o Senado no Estado, que estava barrado pela Lei da Ficha Limpa.
De acordo com a assessoria de Santiago, o senador deverá se pronunciar sobre o resultado do julgamento do Supremo Tribunal Federal somente depois da publicação do acórdão da decisão no "Diário Oficial".
saiba mais
Para esses parlamentares, decisão judicial não se questiona. No total, quatro senadores e dois deputados devem ter que devolver o mandato após a decisão do STF.Por seis votos a cinco, o Supremo anulou os efeitos da ficha limpa sobre a eleição do ano passado e decidiu que a lei só passa a ter vigência um ano após a publicação - a partir de junho deste ano, válida, portanto, na eleição municipal de 2012. A Lei da Ficha Limpa barra a candidatura de políticos condenados em decisões colegiadas da Justiça.
Com o julgamento desta quarta, os ministros estão agora autorizados a decidir de forma individual outros recursos semelhantes com base na posição fixada pelo plenário. Tramitam no STF 30 recursos que questionam a Lei da Ficha Limpa.
Confira abaixo o que disseram parlamentares que poderão perder o mandato.

O senador Gilvam Borges (PMDB-AP), um dos atingidos pela decisão do STF, afirmou na manhã desta quinta-feira (24) que já está "conformado" com a despedida do Senado.
“Essa é uma decisão judicial tomada pelo STF. Não tem o que questionar, se cumpre”, afirmou Borges.
Ele dará lugar ao candidato eleito pelo PSB, João Capiberibe, que obteve mais de 128 mil votos e entraria na segunda vaga do estado no Senado.
O candidato do PSB foi enquadrado pela Lei da Ficha Limpa por ter sido condenado em processo de compra de votos em 2002. Com 121 mil votos, Borges assumiu a vaga, por ter conseguido a terceira maior votação no estado.

Marinor Brito (PT-PA) foi a quarta colocada na disputa eleitoral para o Senado pelo Pará. Jader Barbalho (PMDB-PA), o segundo mais votado, deve entrar em seu lugar.
No entanto, o recurso que Jader protocolou no Supremo para assumir a vaga já havia sido julgado contra ele no ano passado. Caso ele não entre com novo pedido pela vaga, quem assume é Paulo Rocha (PT-PA), o terceiro colocado na disputa eleitoral e cujo recurso ainda não foi julgado pelo STF
Para a senadora, a decisão do STF contrariou a vontade popular. “Essa lei é de iniciativa popular. Foi a primeira vez que o povo brasileiro teve uma iniciativa e o Congresso brasileiro consagrou essa iniciativa", afirmou.
Segundo ela, "o Supremo não pode virar as costas para o povo brasileiro, para a democracia brasileira. Essa é uma posição que eu não considero definida, concluída, porque o povo não vai deixar de lutar”.

O deputado Odacir Zonta (PP-SC), que com a decisão do STF perde a vaga para João Pizzolatti, do mesmo estado e partido, também disse que a decisão do Supremo deve ser respeitada, mas ele afirmou que deve recorrer no próprio STF e no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.
"A decisão do STF tem que ser acatada. O TRE de Santa Catarina, na apuração, me considerou deputado eleito. Fui diplomado e empossado como eleito. Então, nós vamos entrar com uma representação no STF na questão do ato jurídico perfeito. Mas também no TRE de Santa Catarina, para contestar os cálculos de votos", disse.
O deputado disse que pedirá ao TRE-SC um novo cálculo de votos. Segundo ele, com a entrada de João Pizzolatti, o partido ganha a vaga e ele permanece no cargo.
"Vou pedir para validar os novos cálculos de votos matematicamente. Com a entrada do Pizzolatti, o PP ganha a vaga e eu garanto essa vaga com a soma dos votos. Também vou contestar a quem compete a desconstituição do mandado - se é a Câmara ou o Judiciário", afirmou.

Emocionada com a despedida do parlamento, a deputada Professora Marcivânia (PT-AP), afirmou nesta quinta (24) que é amiga da candidata do PSB, Janete Capiberibe, que deverá assumir a sua vaga na Câmara, e diz apenas aguardar a notificação da Justiça para deixar Brasília.
Chorando, a deputada lembrou a campanha realizada no Amapá, os apoiadores, “o povo que acreditou” nas propostas dela, e disse que voltará a lecionar:
“Sou servidora pública, professora, milito na educação há 18 anos e vou voltar para a minha vida normal no estado. Não estou planejando nada para frente. Não estou pensando no meu futuro político. Estou pensando em dar uma descansada, uma avaliada.”
A petista avalia que aprendeu muito durante os dois meses de mandato. “É o meu primeiro mandato, acho que vim muito romântica para cá, e a gente acaba perdendo um pouco disso aqui. A gente vê que as coisas não são como a gente planejava. O PT, meu partido, dividido na questão da ficha limpa, o que me decepcionou, porque é um partido que sempre defendi por lutar pela moral e pela ética. Agora, quanto à decisão da Justiça, não tem o que discutir”, analisa a petista.
Wilson Santiago, senador (PMDB-PB)
Terceiro mais votado na eleição para senador na Paraíba, Wilson Santiago pode perder a vaga com o eventual retorno de Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato mais votado para o Senado no Estado, que estava barrado pela Lei da Ficha Limpa.
De acordo com a assessoria de Santiago, o senador deverá se pronunciar sobre o resultado do julgamento do Supremo Tribunal Federal somente depois da publicação do acórdão da decisão no "Diário Oficial".
terça-feira, 22 de março de 2011
À ÀGUA NOSSA DE CADA DIA EM FALTA NA AMAZÔNIA E NO PLANETA
Há de perceber hoje que, o planeta vive em uma total reorganização de mudança em vários aspecto, e isso, deve acontecer para que à humanidade possa refletir mais sobre o sagrado que Deus nos deu: A NATUREZA! Lembro-me ainda minha cidade na Amazônia(Pará\Marituba) que, quando chegava da escola, ia direto para os igarapés. Refletindo sobre (hoje), o dia da àgua,(é todo dia), fico à me perguntar...Por quê políram nossos igarapés? Por quê nossas novas gerações da Amazônia não tem mais odireito de de brincar nas àguas límpidas que ontem brinquei com amigos? Por quê nossos pescadores não consseguem mais pescar para sua subsistência, o peixe que era farto na região? Cadê os ciris? Carangueijos que, com poucos quilômetros da capital, fazia-mos banquete à custo quase zero, às vezes me lembro, só por uma dosizinha de cana, aos nossos pescadores irmãos que, trasiam com alegria em nos servir e isso, era não só motivo de orgulho pro pescador, agradar amigos, como era também, orgulho pra nós, mais ainda-por saborear tudo natural, sem àgro tóxico e bem fresquinho;o "avuado" era feito de forma tão natural que, na sombra, em baixo das àrvores ainda vivas da Amazônia de 30 anos atrás-podia-mos respirar-mos com cheiro natural, da àgua viva da vida! Há, que tempo bom...Nesta época na Amazônia, tudo era regrado: Minha falecida avó sempre nos avisava:Vê se põe regra por que se não;"Ném mel, ném combuca"! Hoje meus caros, (precisamos por regras para salvar o planeta); pois, o mundo está praticamente sem mel, ném cumbuca, pela ganância do homem! Vocês lembram dos igarapés citados aqui que quando criança tomava banho na Amazônia? Hoje meus amigos, eles estão poluídos,não existem mais), não há mais peixes, não há mais amigos, não há mais pescador, não há mais cirís; carangueijo? Ném se fale mano, só do miúdo e isso, o preço é um absurdo! Meus caros, como se não bastasse tudo issso, foram desmatando nossas floretas e aos poucos, tudo que era natural, passou à ser superficial. Na Amazônia não havia Coca-Cola-(só guaraná)hamburgger(ném penssar)Ainda temos: açai, bacurí, cupuaçú, pato no tucupí, tucumã, tacacá, taperabá. Não vinha de lá...Aos poucos, foiram sugindo à explosão demográfica. Gringos...-Para se ter uma idéia, à falta dàgua pode atingir até 2015; 55% da população Brasileira. Um velho provérbio africano diz que:"àgua suja não pode ser lavada" e quem usou ele, nada mais foi que o Professor Armando mendes em Manaus em Outubro de 2007 na abertura do Seminário Internacional da Problemática do Uso Local e Global da Àgua na Amazônia. O certo mesmo é: Quanto mais gente no planeta, mais progresso; quanto mais progresso desordenado; mais gasto, mais conssumo mais catástrofe! Precisamos nos reciclar também na educação ambiental. Isso é o mínimo que a natureza agradece.Neste dia e ano tão importante na questaõa da água no planeta, vamos evitar desperdíço. No conssumo do dia - dia da àgua e energia e outros, o palneta, agradece.Vamos cuidar desse ambiente pois ele, é nossa sala de estar por isso, deve-se manter limpo, tanto quanto outros locais! Segundo à pesquisadora em recurssos hídricos da UFRJ Bertha Becker, "à água está rareando em todo planeta, a ponto de lhe atribuirem o valor similar ao petróleo do século XX", enfatizou num debate sobre este assunto na Amazônia. Em outros paises, já se tem espalhados 7.500 usinas de dessinalização como alternativa para escassez do líquido precioso.Essas usinas já estão em operação em quanto nós no Brasil, ainda detemos 18% da àgua dôce do mundo. Ora, a pergunta que fica é: Por termos àgua na Amazônia e, somos responsável por grande reserva no planeta, por que então temos escassez na Amazônia? Nós, da Amazônia, não estamos livres de sermos contaminados por arcênio, cromo, mercúrio chumbo, etc... alertam os especialistas.A geopolítica das águas, precisa ser debatida em Brasília pela bancada da Amazônia e vai aqui, meu pedido em nome dos povos da Amazônia para que ainda este semestre,(2011) entre em pauta na comissão da Amazônia,(meio ambiente), este assunto.Isso é, o mínimo de respeito para com os povos da região, que terão nossos representantes-independentemente de cor partidária-pois o meio ambinet é colorido de paz.Precisamos salvar urgente nossa Amazônia! Será que precisamos passar por catástrofe como em Tóquio para nos organizar-mos.À décadas, o homem mall, vem destruindo nossa fauna e flora. A natureza é furiosa, não espera; então, façamos alguma coisa urgente pelo nosso povo e por nossa gente! O Homem que destruiu, pode reconstruir. Nos agrediram, degradaram, desmataram, em fim; no dia -dia-assassinam nossa Amazônia, nossos rios e àguas pedem socorrro!Segundo o professor e pesquisador Camilo Dominguez, da Universsidade Nacional da Colômbia, os estudos que ele fez de navegabilidade nas três principais bacias hidrográficas da Amazônia, formadas pelos rios Amazonas, Orenoco, e Guianas, ás barragens sobre os rios Amazonicos, foram construídas com intervenção controvertidas com graves conseqüências sobre o eco sistema comunidades indíginas e colonos que vivem nas àreas inundadas. Além das usinas construidas ao longo dos rios, uma explosão demgráfica de pessoas crescem hoje, num planeta quase que desordenado, na exploração dos recurssos naturais, sem qualquer retorno ao meio ambiente. Lixos são jogados á céu aberto. Segundo o IBGE, hoje somos no Brasil 191,5 milhões de pessoas. 21,6 milhões estão em são Paulo, o que representa 41, 4 milhões de pessoas. Em segundo, vem o Estado do Rio deJaneiro com: 16 milhões. Seguindo ainda, os três Estados da Região Sudeste, chegam há 77 milhões de habitantes. 40,4% da população Brasileira dividida em 27 Estados e 5.565 Municípios do país. Segundo ainda o IBGE, os 10 Municípios mais populosos do Brasil são todos capitais. Primeiro vem São Paulo com: pouco mais que 11 milhões. Em segundo, Rio de Janeiro com 6 milhões. Depois, Salvador com quase 3 milhões de habitantes. Seguindo à ordem dos 10 Municípios mais populoso do Brasil depois de Salvador; vem em seguida pela ordem Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Recífe e por últmo -das dez-Belém.A pesquisa diz ainda que, Belém se tornou á décima capital mais populosa do Brasil, tomando lugar de Proto Alegre. Para finalizar, denuncio aos Congressistas em Brasília que leêm meu blog que; parte da àgua do lago bolonha que abastece a região metropolitana de Belém, está comprometida e poluída pois, segundo relatório da SEMMA(SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE), em 1995 e 1999 forma feitos por especialistas visita em geoprocessamento-especialistas em gestão de recurssos hídricos em conjunto com Estado e desde então, Belém e região tem pago o prço de uma àgua sem qualidade de garantia para saúde pública, como mostrou hoje pela manhã, reportagem do Bom dia Brasil.Belém do Pará, para espanto nosso, os ribeirinhos que moram às margens dos rios e igarapés, estão na seca de àgua potável. Andam quilômetros de distância para consseguir uma àgual que seja potável para beber e cozer alimento. A Cosampa(Companhia de Saneamento do Pará), naõ tem dado conta de uma demanda populacional e, o servíço de àgua potável ao Paraense, é de pécima qualidade.Na amazônia do Pará, só quem bebe àgua de qualidade na floresta, são tucanos do Poder!
Assinar:
Postagens (Atom)