Rio de Janeiro (Foto: Luiz Costa/TV Globo)O carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, de 77 anos, conhecido como Joãosinho Trinta, está internado no Hospital UDI, uma clínica especializada em São Luís, no Maranhão.
A assessoria de imprensa do hospital informou que o carnavalesco chegou à unidade na quinta-feira (12) com quadro de pneumonia e insuficiência cardíaca. Joãosinho está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e passou por exames na manhã desta terça-feira (17).
Segundo o Hospital UDI, ele está lúcido, respira com ajuda de aparelhos e tem os sinais vitais estáveis. Não há previsão de alta.
JOÃOZINHO 30 VIRA FILME.
O filme “Trinta” do cineasta Paulo Machline, sobre a vida do carnavalesco Joãosinho Trinta foi selecionado na edição 2010 do Programa Petrobrás Cultural.
O diretor vai poder agora concluir o filme que homenageia essa importante figura que mudou a história dos carnavais, com sua irreverência e genialidade.
A produção estava dependendo de pelo menos R$ 5 milhões necessários para recriar o primeiro trabalho de Joãosinho Trinta à frente do Salgueiro, com o enredo “Rei da França na Ilha da Assombração”, de 1974.
No último Festival do Rio, Machline e o diretor Giuliano Cedroni exibiram com sucesso o documentário “A raça síntese de Joãosinho Trinta”.
Já o filme “Trinta” deverá estrear no segundo semestre de 2011, com o ator Matheus Nachtergaele na pele do célebre carnavalesco.
O HISTÓRICO...
Um dos símbolos do carnaval carioca, Joãosinho Trinta foi homenageado em 2009 em desfile da Grande Rio na Sapucaí. Ele entrou na avenida de cadeira de rodas. “É emocionante voltar aqui”, disse ele na época.
Em 1996, o carnavalesco sofreu um derrame que deixou sequelas, paralisando um dos lados de seu corpo.
No carnaval de 2004, Joãosinho Trinta foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos da Rocinha. No mesmo ano, sofreu um novo derrame.
☆ FavoritaAções▾Compartilhar por e-mailCompartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter▾Mais recenteMais antigoJoãozinho Trinta - Carnavalesco
Joãozinho Trinta é sem dúvida alguma o carnavalesco mais famoso do carnaval.
Seus enredos foram marcados pelos temas afros da criação do Mundo, lendas do folclore popular e os mais criativos temas como a Criação do Universo e Ratos e Urubus larguem minha fantasia de 1989 famoso com o carro alegórico do Cristo Redentor proibido pela igreja de desfilar.
Assim como Maria Augusta, Max Lopes, Rosa Magalhães, Renato Lage e outros é também cria do Salgueiro de Fernando Pamplona.
Penta-campeão em 1974 a 1978 com o Salgueiro e depois com a Beija-flor é um dos maiores campeões do carnaval carioca.
É de Joãozinho Trinta também o único campeonato especial do Rio conquistado pela Viradouro.
Joãozinho Trinta se encontra em cadeiras de rodas desde 2006 quando sofreu um AVC e hoje faz fisioterapia para recuperar seus movimentos
O POLÊMICO...
17/12/2009 18h40
O carnavalesco Joãosinho Trinta criticou ferozmente o governo do Distrito Federal e o enredo da Beija-Flor para o carnaval de 2010, que contará os 50 anos de Brasília. Ele ainda comentou a sua exclusão do projeto durante uma entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo". Joãozinho responsabiliza setores da escola por tirá-lo do desfile. Vale lembrar, que o diretor de carnaval da Beija-Flor, Laíla, e o carnavalesco possuem um desafeto antigo e dentro da escola era forte a oposição contra a possível volta de Joãosinho Trinta como conselheiro do enredo sobre a capital federal.
Na entrevista, o artista que teve um longa passagem pela própria Beija-Flor, entre 1976 e 1992, disse que se o enredo fosse de autoria dele "levaria todos esses políticos de Brasília para ser ovacionados, se divertirem e concluírem a diversão que começaram no Distrito Federal e que deve continuar no Rio. Aí a festa fica completa para eles". Além disso, seu abre-alas seria um "panetone malfeito". Sobre o patrocínio de R$ 3 milhões que o governo do Distrito Federal repassou para a escola de Nilópolis, o carnavalesco critica a verba, alegando que o dinheiro é a desgraça da humanidade. "É um dinheiro maldito, que traz tanta fome ao Brasil".
Há três anos, Joãosinho Trinta mora em Brasília para se tratar de um acidente vascular cerebral (AVC). Com 76 anos, ele vai desfilar este ano na Grande Rio, que promete fazer uma homenagem aos grandes desfiles que passaram pelo Sambódromo. O carnavalesco ainda pretende se candidatar em 2010 para deputado distrital pelo Partido Trabalhista do Brasileiro (PTB).
"O povo gosta de luxo; quem gosta de miséria é intelectual." Considerado o maior carnavalesco de nossa história, Joãozinho Trinta é também uma figura única da cultura popular brasileira - filósofo e crítico da nossa sociedade.
Nascido numa família pobre de São Luís do Maranhão, João Jorge Trinta desde cedo fabricava seus próprios brinquedos, de onde surgiu seu gosto pelas formas, cores e materiais.
Em 1951, mudou-se para o Rio de Janeiro, para estudar dança clássica no Teatro Municipal. Durante 25 anos, tomou parte no Corpo de Baile do Teatro Municipal e encenou duas óperas, "O Guarani", de Carlos Gomes, e "Aída", de Giuseppe Verdi.
Joãozinho Trinta ingressou na Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro para realizar o Carnaval em 1961, ganhando seu primeiro título de campeão.
Transferiu-se depois para a Escola de Samba Beija-Flor, em Nilópolis. Lá criou e organizou diversos programas sociais de inclusão da população carente, o que se tornaria sua marca registrada.
Aliando criatividade, verve, liderança e ousadia, Trinta criou uma visualidade de grande impacto para diferentes enredos.
Após 17 anos na Beija-Flor, Joãozinho Trinta transferiu-se para a Escola de Samba Unidos do Viradouro. Em 1996, sofreu um derrame que deixou seqüelas, paralisando um dos lados de seu corpo. Mesmo assim continuou trabalhando.
No Carnaval de 2004, Joãozinho Trinta foi homenageado pela Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, que elegeu como tema sua vida e sua obra, num desfile que foi considerado um "tributo ao grande mestre".
Em novembro de 2004, Joãozinho Trinta sofreu novo derrame e foi internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário