O cardiologista Roberto Kalil Filho, médico particular do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva há mais de 20 anos, afirmou na manhã desta terça-feira (1º) que Lula terá alta no começo desta tarde.
Ainda de acordo com Kalil, Lula está "bem" após passar a noite internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde começou nesta segunda tratamento de quimioterapia contra câncer na laringe, diagnosticado no sábado (29).
Na noite de segunda (31), Lula recebeu a visita da presidente Dilma Rousseff. Ela afirmou que, na conversa com Lula, o ex-presidente "poupou a voz". Segundo Dilma, ele está "falando baixo" e não fez comentários sobre a previsão dos médicos de que perderá cabelos e barba durante o processo de quimioterapia - veja no vídeo acima.
Em entrevista coletiva na manhã de segunda, a equipe médica afirmou que o tumor de Lula tem agressividade média. “É o tumor mais comum dessa região, tem agressividade clássica dos tumores dessa região. É considerado um tumor intermediário, que tem um crescimento razoável se não for tratado. (...) O tumor foi detectado em um estágio intermediário. Ele é relativamente inicial, mas não tão inicial que dê para resolver com uma pequena cirurgia, mas ele é localizado, para nós isso é muito importante”, disse Paulo Hoff, oncologista da equipe que trata o ex-presidente Lula.
Ainda segundo a equipe, a decisão por fazer o tratamento sem cirurgia foi tomada por ser a mais adequada. Conforme os médicos, a cirurgia está descartada por enquanto.
“Até 20 anos atrás ele seria tratado com cirurgia. Estudos agora mostram que o resultado da cirurgia e da quimio e radio em termos de cura são exatamente iguais. Além de oferecer as mesmas possibilidades de cura [o tratamento com radio e quimioterapia] tem uma possibilidade enorme de preservar a laringe em sua integridade, com preservação da voz”, explicou o cirurgião Luiz Paulo Kowalski.
saiba mais
Hugo Chávez manifesta esperança na recuperação do 'irmão' LulaDilma deve visitar Lula no hospital em São Paulo nesta segunda
Chance de cura de Lula é muito grande, dizem médicosSequelas na voz
Devido ao posicionamento do tumor, caso a opção dos médicos para o tratamento fosse pela cirurgia, seria necessário, por margem de segurança, retirar parte das cordas vocais. “Parte das cordas vocais teria que ser removida como margem de segurança, a cirurgia seria pior do ponto de vista de sequelas", afirmou Kowalski.
De acordo com a equipe médica, porém, mesmo o tratamento com quimioterapia pode causar alterações na voz do ex-presidente, mas de uma maneira sutil. “O tratamento com quimio e radioterapia pode deixar uma pequena alteração de voz. Mas dando tudo certo, e é o que estamos trabalhando para que aconteça, seria uma alteração mínima e não haveria nenhum impacto nas atividades normais do nosso paciente”, explicou o médico Paulo Hoff.
Lula chega ao Sírio (Foto: Nelson Antoine/Foto
Arena/AE)Cabelo e barba
O oncologista Paulo Hoff disse que “é um tratamento agressivo, e sim, o paciente terá os efeitos colaterais usuais, incluindo a queda de cabelo.”
Conforme Kalil, ao ser informado de que perderia cabelo e barba, Lula "reagiu normalmente" e disse "tá bom", afirmou o médico. Ainda segundo ele, a mulher de Lula, Dona Marisa, o acompanha 24 horas por dia.
"Ele está bem tranquilo, óbvio que, no primeiro momento, há uma apreensão, um choque. Chegou de excelente humor, do mesmo jeito de sempre, extremamente confiante”, disse Kalil.
De acordo com os médicos, o tipo de câncer que afeta o ex-presidente Lula atinge uma média de seis a sete homens para cada 100 mil no mundo. São Paulo é uma das cidades com maior incidência no mundo – 15 a 16 para cada 100 mil homens – provavelmente devido ao tabagismo e talvez consequência da poluição atmosférica, informaram os médicos.
Paulo Hoff afirmou ainda que "certamente para esse tipo [câncer de Lula] os agentes mais associados são cigarro e quando combinado, cigarro e álcool". "Identificar o que causou em um individuo é mais difícil, mas essas são as causas mais prováveis."
AMANHÃ, DIA 02 DE NOVEMBRO, DIA INTERNACIONAL DO PSDB, DAREI DETALHES DO GOVERNO LULA E DILMA: AGUARDEM... CHAMEM OS VISINHOS, AVISEM O SBT DO RATINHO E A REDE DO GORDO RICARDO!!!
CHÁVEZ LÁ DA VENEZUELA DESEJA BOA RECUPERAÇÃO DO COMPANHEIRO LULA DAQUI...
O presidente venezuelano Hugo Chávez manifestou esperança neste domingo (30) pela recuperação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi diagnosticado com câncer na laringe. Chávez prometeu retribuir a atenção recebida durante seu tratamento contra a doença.
“Em nome de todo o povo venezuelano e com base na experiência que vivi ao ter enfrentado uma situação similar, quero expressar, da irmandade que nos une ao companheiro Lula, meu profundo desejo de que o tratamento ao qual se submeterá nas próximas semanas permita sua pronta recuperação”, afirma Chávez em um comunicado.
“Sabe Lula que estarei atento ao desenvolvimento de todo seu processo, como ele tem estado junto a mim na circunstância que tenho vivido e que estou superando", completa a nota de Chávez, que foi operado de um tumor maligno em Cuba. “Lula, irmão, viveremos e venceremos!”, acrescentou.
saiba mais
Lula deve cancelar agenda
internacional, diz diretor de institutoChávez, de 57 anos, nunca revelou a localização exata de seu câncer. Ele alega, quatro meses depois da descoberta da doença, que está recuperado.
O hospital Sírio-Libanês informou na manhã de sábado (29) que Lula, de 66 anos, será submetido a um processo de quimioterapia para tratamento de um tumor na laringe. Segundo nota do hospital, exames realizados por Lula, em São Paulo, identificaram a doença.
Conforme Paulo Okamoto, um dos assessores mais próximos de Lula, o ex-presidente deve cancelar as viagens internacionais previstas para as próximas semanas, que incluíam uma visita à Venezuela, para encontro com Chávez no dia 11.
DILMA E LULA PELO BRASIL DE TODOS...
A presidente Dilma Rousseff visitará nesta segunda-feira (31) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo. Ele está internado no Hospital Sírio-Libanês, onde fará a primeira sessão de quimioterapia para tratamento de um câncer na laringe.
saiba mais
Tumor de Lula tem 'agressividade média', dizem médicosChance de cura de Lula é muito grande, dizem médicosSegundo informou o porta-voz da presidência, Rodrigo Baena, Dilma vai visitar o amigo e mentor político antes de participar da cerimônia de premiação “As Empresas Mais Admiradas do Brasil”, oferecido pela revista "Carta Capital" na noite desta segunda. Ela antecipou a viagem para São Paulo das 18h para as 16h30 para se encontrar com o ex-presidente.
Desde sexta-feira (28), a presidente tem passado os dias no Palácio da Alvorada, sem compromissos oficiais, recuperando-se de uma gripe. Ainda segundo Baena, Dilma “está bem” e tem melhorado da enfermidade.
A agenda da presidente será retomada às 15h desta segunda, quando participa da cerimônia de posse do novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, no Palácio do Planalto.
Às 16h30, Dilma embarca para São Paulo e, às 22h30, segue para Natal (RN), de onde embarcará, ainda à noite, para a França. Ela fará escala em Nice, na França, antes de se dirigir a Cannes, cidade que sedia encontro do G20, o grupo dos países industrializados
CHANCES DE RECUPERAÇÃO DO EX PRESIDENTE SÃO GRANDES, DIZEM MÉDICOS
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido nesta segunda-feira (31) à primeira sessão de quimioterapia contra um tumor na laringe. O repórter José Roberto Burnier conversou com Roberto Kalil Filho, médico particular de Lula há mais de 20 anos e coordenador da equipe médica que o acompanha.
Kalil Filho disse acreditar que a chance de cura do ex-presidente é muito grande.
O senhor esteve neste domingo com o ex-presidente. Como ele está?
Ele está tranquilo, confiante. Evidentemente que, por orientação médica, está falando menos, para poupar as cordas vocais.
Ele está muito rouco?
Ele está mais rouco porque fui submetido a exames ontem, e isso causa um processo inflamatório e está um pouquinho mais rouco.
Ele sente dor?
Ele não sente dor, está tranquilo, ciente do diagnóstico, das etapas de tratamento.
Como o presidente recebeu a notícia?
Não digo que se recebe bem uma notícia dessa. Recebeu otimista, com força.
Conversando com ele hoje , quando ele entrou no hospital, ele fez questão que o hospitsal lançasse um boletim médico e, por determinação dele, eu conversei com a imprensa.
O senhor diria que o tumor dele foi descoberto no início?
Não dá para dizer que foi descoberto no início nem muito avançado. É um tumor localizado, que os oncologistas acham que a resposta à quimioterapia vai ser muito boa. Do ponto de vista clínico, ele é uma pessoa extremamente estável e saudável que, pontualmente, foi descoberto um tumor de laringe e que terá de ser submetido a um tratamento mais agressivo.
Quais são os efeitos colaterais que normalmente acometem um paciente que passa por esse tipo de tratamento?
Esse tipo de quimioterápico causa efeitos gastrointestinais, como diarreia, enjoo, queda da imunidade, um tipo de fraqueza, queda de cabelo, ou seja, dos pelos. É bem provável que ocorra até o final da quimioterapia. Evidentemente, depois recupera.
Quanto tempo vai ficar recebendo medicação ?
Depende da evolução dos efeitos colaterais, que talvez tenham ou não.
Eu sei que, no aniversário, ele comentou com o senhor, e o senhor o convenceu a vir aqui fazer o exame. A gente sabe que o presidente Lula não é muito afeito a hospital, ele não gosta muito, não gosta de fazer exames. Foi difícil convecê-lo a fazer o exame?
Não. Ninguém gosta de fazer exame, ninguém gosta de ficar em hospital. Mas, desde o momento em que nós conversamos na quinta à noite e que ele queria postergar a avaliação dele até para o ano que vem, a própria dona Marisa insistiu: ‘Olha, você está com esse problema há 40 dias, então, vamos fazer os exames’. E ele veio no dia seguinte. Essa doença surgiu nos últimos meses, quiçá, no último ano... imperceptível.
É assintomática?
É assintomática até que ele começou com esses sintomas da corda vocal há 40 dias, que sejam dois meses.
O senhor comunicou a presidente Dilma sobre a doença dele...
Ele pediu que comunicasse.
Como a presidente reagiu?
Como qualquer pessoa querida...reagiu com apreensão. Primeiro momento foi de choque.
O presidente Lula fumou ou ainda fuma?
Ele parou de fumar há um ano. Mas, como vocês sabem, ele era um fumante.
Mas ele não tem problema hereditário, nesse caso?
Ele teve um irmão com o mesmo problema, com tumor semelhante na laringe, se não me engano. Não sei detalhes do caso, mas ele teve um irmão com esse tipo de problema.
Qual é a possibilidade, em tese, de cura do presidente Lula desse tumor?
Se falar em cura, segundo os oncologistas, eles são extremamente otimistas em relação ao tratamento proposto: quimioterapia seguida de radioterapia. Então, há uma grande chance da cura, segundo os oncologistas, em torno de 80%
De chance de cura? De cura total?
É. O que é bastante bom.
Tratamento
Na segunda feira, os médicos vão instalar do lado direito do peito de Lula um catéter chamado de Portocath, um caninho de 10 centímetros de comprimento, ligado diretamente na veia subclávia. Assim, o medicamente entra na corrente sanguínea. Como o tratamento é intensivo, ele vai para casa com uma bolsa de infusão presa na cintura que vai continuar injetando o quimioterápico por cinco dias.
Lula vai receber um coquetel com três medicamentos. A ação da quimioterapia é semelhante ao tratamento de qualquer tipo de câncer. O medicamento age para tentar interromper a multiplicação desordenada das células.
Um tumor se forma quando, por algum motivo, um grupo de células começa a se dividir de forma acelerada. O problema é que esse tratamento não é seletivo, não atuando só sobre as células doentes. Ele ataca também as células sadias. As que sofrem mais com a ação da quimioterapia são as que se renovam mais rapidamente, como as responsáveis pelo crescimento de pelos e cabelos, e pela renovação da pele e pelo sistema de defesa do organismo. Por isso, durante esse tratamento, o cabelo cai, a pele descama e o sistema imunológico é afetado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário