domingo, 19 de junho de 2011

RATINHO PUBLICA NA FRENTE OCUPAÇÃO DO MORRO DA MANGUEIRA NO RIO: O PERAÇÃO DE GUERRA NESTE MOMENTO NOS MORROS CARIOCAS.

O Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, começou a ser ocupado às 6h deste domingo (19) para instalação da 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio, segundo informou por meio de nota oficial a Secretaria de estado de Segurança. Ainda não há informações sobre confrontos na região. Curiosos, alguns moradores acompanham a movimentação pelas janelas de suas casas. Pela primeira vez, a polícia usa rádios com GPS. Com isso, a movimentação dos agentes é acompanhada por equipes num centro de operações que foi montado na 111ª Cia. de Apoio de Material Bélico, próximo ao local.

saiba mais
VEJA FOTOS DA OCUPAÇÃO NA MANGUEIRA
A operação é coordenada pela Secretaria de Segurança, por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, com apoio da Marinha do Brasil (Corpo de Fuzileiros Navais), da Polícia Federal, do Corpo de Bombeiros, da Defensoria Pública do estado e da Prefeitura do Rio. A ação conta também com a colaboração do Exército e da Força Aérea Brasileira.
Ao todo, mais de 750 pessoas participam da operação, que tem o apoio de 14 blindados das polícias e dos Fuzileiros Navais (entre Piranhas, Lagartas Anfíbio - Clanf e M-113), além de quatro helicópteros, caminhões, motos, reboques, ônibus, ambulâncias e outros veículos.
Além da Mangueira, as comunidades Morro dos Telégrafos, Candelária e Tuiuti também serão ocupadas. Quando inaugurada, a 18ª UPP fechará um conjunto de favelas que compreende todo o Complexo da Tijuca. Após a inauguração, 315 mil pessoas serão beneficiadas diretamente e cerca de 1,5 milhão indiretamente.

Participam da incursão policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque), Companhia de Cães. Para impedir a movimentação de criminosos pela região policiais do 3º BPM (Méier), 4º BPM (São Cristóvão) e 6º BPM (Tijuca) farão o cerco a estas comunidades.
Homens da Corregedoria da PM e da Defensoria Pública participam da operação para atender a população em caso de queixas. Bombeiros e médicos estão de prontidão caso haja necessidade de atender feridos.
Os preparativos para instalação da UPP
A ocupação foi divulgada para evitar confrontos com traficantes. A preparação começou há alguns meses. Em maio, foi montada uma grande operação para combater o tráfico na região. Drogas e armas foram apreendidas e um túnel que era usado como rota de fuga por traficantes foi descoberto.

Helicóptero sobrevoa a Mangueira


A polícia acredita que o chefe do trafico no Morro da Mangueira, o Polegar, tenha fugido. O Disque Denúncia oferece R$ 2 mil de recompensa para quem der informações sobre o paradeiro do suspeito. Além da Mangueira também devem ser ocupados os morros Telégrafos e Parque Candelária.
Outras operações
No dia 17 de junho, policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChq) fizeram uma operação numa área próxima à Mangueira. Os agentes estiveram no Morro do Tuiuti, em São Cristóvão. Houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. Dois suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas foram presos e dois veículos recuperados. A polícia também achou um saco de drogas dentro de um pote de sorvete.

No dia 19 de maio, o Bope, com o apoio de quatro batalhões, fez uma operação no local, que envolveu 115 policiais militares. A incursão resultou na apreensão de drogas e a descoberta de um túnel de 200 metros, com revestimento e iluminação para abrigar traficantes. A mobilização foi ordenada pelo comando-geral da PM.
No dia 21, dois suspeitos foram baleados durante uma troca de tiros com o Bope, durante uma operação na comunidade. Cerca de 70 agentes participaram da ação, que também foi realizada no Morro Tuiuti.
No dia anterior, uma operação policial para coibir roubo e furto de veículos, na região de São Cristóvão até a comunidade da Mangueira, terminou com 12 motos e um carro apreendidos, duas pessoas presas e oito máquinas caça-níqueis apreendidas.



Polícia do Rio encontra túnel que seria usado por traficantes para fuga
Segundo PM, operação no Morro da Mangueira terminou às 16h30.
Um suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas foi preso.







Polícia do Rio encontra túnel que seria usado por traficantes para fuga
Segundo PM, operação no Morro da Mangueira terminou às 16h30.
Um suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas foi preso.


MATÉRIA ANTERIOR QUE SEGUE O MESMO TEMA...

Polícia acha túnel que seria usado por criminosos (Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo)
Agentes da Polícia Militar encontraram, na tarde desta quinta-feira (19), no Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, um túnel que seria usado por traficantes da comunidade para fuga. Segundo informações do tenente-coronel Vinícius Melo, comandante do 4º BPM (São Cristóvão), o local foi achado durante uma operação de policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que teve o apoio do 4º BPM. A ação terminou por volta das 16h30.
De acordo com o comandante, dentro do túnel havia várias tábuas de madeiras e instalações clandestinas de luz. Durante a ação, um suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas foi preso. Também foram apreendidas cerca de 25 tabletes de maconha, cocaína, um fuzil e uma pistola, informou Melo.
O material e o preso foram levados para a 17ª DP (São Cristóvão).
Apoio
Ainda de acordo com o comandante, criminosos soltaram fogos de artifício na chegada dos policiais ao local, mas não houve confronto. A ação teve o objetivo de cumprir mandados de prisão, checar informações e reprimir o tráfico de drogas na região.
Também deram apoio à operação agentes do 16º BPM (Olaria), 3º BPM (Méier), 22º BPM (Maré), 7º BPM (São Gonçalo) e dois blindados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário